A borracha de silicone: o que é e como cuidar

19 de Setembro de 2019
A borracha de silicone: o que é e como cuidar

Estas borrachas de silicone são um excelente material de reprodução oferecendo todas as propriedades que os modelistas necessitam o fabrico de moldes de alta precisão e com um investimento mínimo.

A facilidade de transformação à temperatura ambiente, a grande flexibilidade, elasticidade e resistência ao rasgamento, a fidelidade de cópia e as extraordinárias propriedades anti-aderentes, permitem um desmolde fácil e contribuem para uma maior duração dos moldes e consequente rentabilização do investimento e aumento de produtividade.

As borrachas de silicone, apresentam após a cura, boa elasticidade, flexibilidade, e resistência química, permitindo desta forma várias desmoldagens a partir de uma matriz.

As diferenças de características entre as borrachas de silicone são:

  • flexibilidade,
  • alongamento,
  • resistência ao rasgo.

A vida útil da borracha de silicone é uma variável que depende de diversos fatores, sendo que um deles o tipo de borracha utilizada. Existem no mercado diversos tipos de borracha, sendo algumas mais indicadas que outras.

 

Moldes de Silicone, como conservá-los?

 

Moldes de silicone são feitos de borracha de silicone vulcanizada e para que sua vida útil seja prolongada, devemos prestar atenção em alguns fatores muito simples:

  1. Sempre que utilizar os moldes, unte-os com algum tipo de desmoldante,ou vaselina liquida de boa qualidade.
    Apenas um pouquinho, não encharque o molde. Isso ajudara na hora de sacar a massa do molde sem força-lo.
  2. Nunca utilize ferramentas pontiagudas para sacar a massa dos moldes. Isso pode danificar permanentemente o molde. Quando necessário, utilize uma esteca de plástico sem ponta para auxilia-lo a sacar a massa do molde.
  3. Depois de utilizar os moldes, lave-os com água e sabão neutro, deixe escorrer a água e secar ao natural, (não utilize panos). Guarde-os em locais secos, abrigados do sol e do calor excessivo.
  4. Para sacar a massa dos moldes tome muito cuidado para não exceder a capacidade de elasticidade dos moldes.es irão diminuir sua vida útil.
  5. Torcer excessivamente os mold

aE é isso. Simples cuidados irão prolongar muito o uso de seu molde de silicone.

Fonte: fazfacil